• 20, Abril - 2021
    • Qualificação de Doutorado
    • Assistentes virtuais como objetos de fronteira: um framework de modelagem pela Ciência da Informação
    • Luiz Lourenço de Mello Filho
    • Rogério Henrique de Araújo Júnior
    • Aluno (a):  Luiz Lourenço de Mello Filho

Título: “Assistentes virtuais como objetos de fronteira: um framework de modelagem pela Ciência da Informação”

Data: 20/04/2021

Horário: 14H00

Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior (Presidente)

Dra. Dayanne da Silva Prudêncio (UNIRIO)

Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Dra. Ana Clara Cândido (Suplente)

Vídeo Conferência:  https://join.skype.com/sO5PXMkR1cfh

Resumo: Trata da tecnologia mediadora envolvida nas comunicações e que viabiliza um significativo incremento da quantidade de interações entre produtores e consumidores de informação, produtos ou serviços. Utiliza a teoria dos Objetos de Fronteira como suporte teórico para propor um framework de modelagem de assistentes virtuais (chatbots) utilizados nas práticas informacionais de mediação qualificada que utilizam inteligência artificial (IA), Processamento de Linguagem Natural (PLN) e algoritmos de Machine Learning (ML). Tem por objetivo disponibilizar métodos para ampliar o campo de atuação do cientista da informação em uma sinergia cada vez maior com a área de ciência de dados, tanto na modelagem informacional como na curadoria digital desses novos recursos tecnológicos. Apresenta um método para elaboração dessas soluções partindo da avaliação de usabilidade e da construção taxonômica de intenções, entidades e diálogos que permitem manter com alto grau de assertividade a interação entre o ser humano e a máquina, estabelecendo uma prática informacional característica das novas linguagens midiáticas usadas pela sociedade.

Palavras-Chave: Objetos de fronteira. Assistentes virtuais. Inteligência artificial. Aprendizado de máquina. Humanidades digitais. Usabilidade. Análise de domínio