• 18, Mayo - 2021
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
    • FORMAÇÃO DE MUSEUS EM INSTITUIÇÕES MAÇÔNICAS: uma análise do Museu Maçônico do Grande Oriente do Brasil no Palácio do Lavradio
    • Raniel da Conceição Fernandes
    • Maria Margaret Lopes
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno (a):  Raniel da Conceição Fernandes

Título: FORMAÇÃO DE MUSEUS EM INSTITUIÇÕES MAÇÔNICAS: uma análise do Museu Maçônico do Grande Oriente do Brasil no Palácio do Lavradio

Data: 18/05/2021

Dra. Maria Margaret Lopes (Presidente)

Dra. Suely Morales Cerávolo (UFBA)

Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes

Dr. Clovis Carvalho Britto (Suplente)

Vídeo Conferência:  https://join.skype.com/fZgqgWpzzSag

Resumo:  Esta dissertação objetiva compreender o processo de formação do Museu Maçônico no âmbito do Grande Oriente do Brasil no período de 1906 a 1978. Assim, busca-se contextualizar o universo dos museus e os acervos de caráter maçônico; investigar o processo institucional de formação do museu e, por fim, investigar a formação do acervo do museu. Para a compreensão desse objeto optou-se por uma proposta de estudo descritiva. Para tanto, será utilizada uma abordagem de pesquisa qualitativa, utilizando-se como procedimento metodológico revisão e levantamento bibliográfico e pesquisa e análise dos documentos relacionados ao colecionismo institucional do Grande Oriente do Brasil, dentre boletins, jornais, catálogos, legislação e documentos constitutivos da instituição. Essa pesquisa identificou diversas ações empreendidas pelos gestores do Grande Oriente do Brasil como tentativa de estruturação e organização de um Museu Maçônico, bem como para a formação de seu acervo.

Palavras-Chave: museu, maçonaria, Grande Oriente