• 11, Agosto - 2021
    • TESE DE DOUTORADO
    • Usuários, Informação e Tecnologia: análise multidimensional em episódios de interação afetiva
    • Lena Lúcia de Moraes
    • Dra. Ivette Kafure Muñoz
    • TESE DE DOUTORADO

Aluno (a):  Lena Lúcia de Moraes

Título: Usuários, Informação e Tecnologia: análise multidimensional em episódios de interação afetiva

Data: 11/08/2021

Dra. Ivette Kafure Muñoz (Presidente)

Dr. Weber Martins (EEEC/UFG e PSI/PUC-GO)

Dr. Jorge Henrique Cabral Fernandes (CIC/UnB)

Dr. Murilo Bastos da Cunha

Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/hkhspiqGZYQi

Resumo:  A informação é matéria prima de todas as áreas do conhecimento. É insumo, a priori, fundamental para possível aquisição e geração de conhecimento, podendo beneficiar quem a busca e usa. As tecnologias da informação e comunicação (TIC) deram um tratamento plural à informação, veiculando-a de forma dinâmica para servir a variados fins. Os aplicativos móveis (app), se tornaram importantes plataformas de construção de relacionamento, de compartilhamento e de uso de informações. Apesar dos avanços nos estudos sobre app, tanto na perspectiva funcional quanto nos estudos de usuários, os fatores afetivos e emocionais ainda demandam atenção. Ancorado no conceito de informação de Buckland (1991) – três dimensões: Informação-Como-Coisa, Informação-Como-Processo e Informação-Como-Conhecimento – e na visão de que os aplicativos organizam dados (coisa) e transformam dados em informações (processo) para usuários (conhecimento), esta tese investiga a interação dos usuários em episódios de busca e uso de informações em app. O objetivo geral é propor um modelo que permita avaliar as causas e consequências do afeto dos usuários em episódios de interação e uso de informações em aplicativos (app). No cenário da pesquisa, têm-se dois aspectos principais de estudo: os app, como objeto; e, as reações afetivas dos usuários nos episódios de interação com esses objetos, como comportamento. Ao aprofundar no estudo da dimensão afetiva dos usuários de app, por meio do levantamento de experiências positivas com melhor app e experiências negativas com pior app, foi possível identificar as características e contexto de uso, bem como perfil e comportamento do usuário nos episódios de interação e uso de informações em app. Os dados revelam que as experiências positivas promovem o prazer e as experiências negativas provocam o desprazer. A metodologia adotada combina métodos da abordagem qualitativa e quantitativa (método misto) de natureza exploratória e empírica. Na análise dos dados foram usados métodos e técnicas: (i)de estatística descritiva e inferencial e (ii) de Ciência de Dados, como, análise de rede, análise de linguagem natural e análise de sentimento. Esta pesquisa contribui com o conhecimento ao estender o modelo Modelo de Respostas Afetivas (MRA) para o contexto de app, fornecendo uma base para pesquisadores e profissionais considerarem a dimensão afetiva na construção de app para fomentar o uso efetivo da informação, maximizando as respostas afetivas positivas e minimizando as respostas negativas dos usuários.

Palavras-Chave: Estudo de usuários. Aplicativo (app). Dimensão afetiva. Análise multidimensional