• 09, Septiembre - 2021

Título: GESTÃO DE MEMÓRIA EM 1984 DE GEORGE ORWELL: um olhar informacional
      Data: 09/09/2021
      Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes
      Dra. Elizângela Carrijo (FCI/UnB)
      Dra. Eliane Braga de Oliveira
      Dr. Clovis Carvalho Britto (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/oqDDe2DtbEJa
      Resumo: Este trabalho busca entender os processos de gestão memória apresentados no livro 1984, de George Orwell. O que se pretende, a partir do conteúdo ficcional do livro, é investigar qual o papel da informação na constituição da memória das sociedades. Busca articular os campos da Ciência da Informação, Memória e Literatura por meio do texto de ficção, além de levar em consideração a atuação de profissionais da Informação no que diz respeito à construção da Memória que é selecionada e conservada para a posteridade. Assim, o problema proposto pela pesquisa é entender qual a função exercida pela Ciência da Informação na construção da memória das sociedades na segunda década do século XXI. A temática e período histórico escolhidos possuem relevância destacada se considerado o fenômeno da Pós-verdade. Trata o texto ficcional por meio do conceito de representância, que foi usado para distinguir a representação do passado criada pela escrita histórica da escrita de ficção visto que ambas são formas de escrita de narração e possuem proximidades entre si. A proposta inicial de método para levantamento de dados é a análise de conteúdo com a abordagem qualitativa.
      Palavras-Chave: 1984; Memória; Informação; Literatura; Análise de conteúdo.