• 01, Septiembre - 2022

Data: 01/09/2022

Horário: 10H00

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Dra. Maria Margaret Lopes (presidente)

Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes

Dra. Mariana Moraes de Oliveira Sombrio (UFABC)

Dra. Aparecida Marina de Souza Rangel (FCRB) (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/hg5e76TNTGKd

Resumo: Essa dissertação estuda os objetos do acervo do Museu Casa de Rui Barbosa (MCRB) que pertenceram a Maria Augusta Viana Bandeira (1855 – 1948), conhecida por seu nome após o casamento com Rui Barbosa (1849 – 1923) – Maria Augusta Rui Barbosa. Em especial centramos a atenção na proposta de uma primeira identificação do que seria a “Coleção Maria Augusta Rui Barbosa” e particularmente em um vestido em cetim de seda preta com estampa branca. Para tanto mostrou-se necessário caracterizar os objetos relacionados a Maria Augusta – aqui tratados como uma coleção, mas não entendidos pelo MCRB dessa forma – bem como compreender a própria Maria Augusta Rui Barbosa, considerando que os objetos pertenciam a ela. Além do acervo do MCRB, foram analisados também registros fotográficos da iconografia da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Por meio do vestido – e de estudos correlatos em biografias de Rui Barbosa, arquivos e outras fontes informacionais primarias e secundárias – foi composta a persona e a trajetória de Maria Augusta A materialidade do vestido, seu método de produção e correlação com a moda da época foram igualmente abordadas, tratando tais aspectos como fundamentos informacionais. Finalmente, foi realizada uma proposta preliminar da Coleção Maria Augusta Rui Barbosa, que organizou os itens que provavelmente pertenceram a ela. Objetiva-se trazer cada vez mais à tona a trajetória dessa mulher, que foi peça-chave para a construção de uma das instituições mais importantes nos campos de pesquisa e museus do Brasil.

Palavras-Chave: Maria Augusta Rui Babosa, Casa de Rui Barbosa, museu, gênero, vestuário