• 05, Agosto - 2022
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
    • ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: ONTOLOGIAS UNIFICANDO PRONTUÁRIOS ELETRÔNICOS DO PACIENTE (PEP) PARA COMPARTILHAR NA DISTRIBUTED LEDGER TECHNOLOGY (DLT)
    • Rosângela da Silva Queiroz
    • Dr. Claudio Gottschalg Duque
    • Aluno (a): Rosângela da Silva Queiroz

Título: ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: ONTOLOGIAS UNIFICANDO PRONTUÁRIOS ELETRÔNICOS DO PACIENTE (PEP) PARA COMPARTILHAR NA DISTRIBUTED LEDGER TECHNOLOGY (DLT)

Data: 05/08/2022

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Dr. Claudio Gottschalg Duque (presidente)

Dra. Ivette Kafure Muñoz

Dr. Hervaldo Sampaio Carvalho (FM/HUB/UnB)

Dr. André Porto Ancona Lopez (suplente)

Dr. Fernando William Cruz (FGA/UnB)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/sS25u3QsclYR

Resumo: A ontologia, na ótica Ciência da Informação (CI) e sua interação com as áreas da Saúde e da Ciência da Computação (CC), é o meio de organização da informação para representar a informação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), suficiente para sua localização e recuperação quando compartilhado na Distributed Ledger Technology (DLT). O trabalho apresenta referenciais teóricos sobre as três áreas de conhecimento quanto à temática ontologia, organização da informação, metadados de PEP e DLT. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa que utiliza o método de abordagem indutiva. Foram empregados procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica com motores de busca para explorar, quantificar as contribuições das três áreas quanto à organização da informação, utilizando ontologias. Utilizou-se da observação direta intensiva não-participante em campo para alcançar os processos automáticos ou semiautomáticos de aquisição de conhecimento que gerem metadados de PEP, bem como identificar aspectos que favorecem a interoperabilidade das informações advindas das diversificadas bases de dados para a posterior utilização da DLT. Este trabalho propõe verificar a formação de ontologia a partir de metadados do PEP para serem armazenados na DLT, com intuito de localizá-los no apoio do atendimento realizado pelos profissionais de saúde, na perspectiva da CI. Para tanto, valeu-se da metodologia Ontology Development 101 e do auxílio da ferramenta de edição de ontologias Protégé (5.5.0) no manuseio de metadados de um Hospital voluntário, suficientes para a localização inequívoca dos PEPs do indivíduo elegíveis para armazenagem na DLT e recuperáveis pelos profissionais de saúde para um melhor atendimento.

Palavras-Chave: Organização da Informação. Ontologias. Distributed Ledger Technology. Prontuário Eletrônico do Paciente.