• 09, Agosto - 2022
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
    • Vantagens de citação e altmétricas em artigos e preprints de acesso aberto na temática COVID-19
    • Larissa de Araújo Alves
    • Dr. João de Melo Maricato
    • Aluno (a): Larissa de Araújo Alves

Título: Vantagens de citação e altmétricas em artigos e preprints de acesso aberto na temática COVID-19

Data: 09/08/2022

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Dr. João de Melo Maricato (presidente)

Dr. Fernando César Lima Leite

Dra. Ariadne Chloe Mary Furnival (UFSCar)

Dr. Dalton Lopes Martins (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/ibjjk27I3SzF

Resumo: Em decorrência do desenvolvimento do Movimento de Acesso Aberto à informação científica, aspectos inseridos ou relacionados ao arcabouço da comunicação científica passaram a demandar maior atenção. Investigações sobre as hipóteses de Open Access Citation Advantage (OACA) e, mais recentemente, sobre Open Access Altmetrics Advantage (OAAA) começam a ser desenvolvidas no âmbito da Ciência da Informação (CI), mesmo que de forma pouco expansiva. Questões associadas à comunicação científica também tendem a ser influenciadas pelas especificidades de períodos de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), como por exemplo, a pandemia de corona virus disease (COVID-19), que aumentou a necessidade por informações e acelerou a dinamicidade de produção científica. O volume de publicações científicas, diferenças entre áreas do conhecimento, uso de preprints para disseminação de descobertas e tempo necessário para evolução da ciência são pontos que chamam atenção no que se refere à produção científica de COVID-19 e que podem ser observados sob os mais diversos prismas. Dessa forma, a presente pesquisa busca identificar as dinâmicas de impacto bibliométrico de citação e altmétrico em artigos e preprints de acesso aberto na temática COVID-19, de modo a aproximar a discussão sobre o fenômeno mundial que tem afetado a sociedade nas mais variadas áreas da perspectiva informacional vigente na CI. O desenvolvimento de estudos por meio da aplicação de abordagens quantitativas bibliométricas e altmétricas fornece colaborações significativas para resolução de crises de saúde, uma vez que propiciam a visualização dos esforços empenhados para a produção de conhecimento voltado ao entendimento dos surtos causados por doenças. Quanto ao aspecto metodológico, a pesquisa caracteriza-se como quantitativa e lança mão de análises quantitativas descritivas, comparativas e de correlação de Spearman de dados relacionados a amostra de 90000 publicações, 83.477 artigos e 6.523 preprints, sobre COVID-19. Apresenta resultados sobre a observação da influência da variação entre tipos de acesso (aberto e fechado), subtipos de acesso (bronze, dourado, híbrido, verde e fechado) e tipos de publicações nos valores de indicadores bibliométricos e altmétricos calculados para os dados de citação, leitores/capturas no Mendeley e menções no Twitter.

Palavras-Chave: Altmetria, Bibliometria, Acesso Aberto, Open Access Advantage, COVID-19