• 19, Agosto - 2022
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO
    • O Trabalhador do Conhecimento como Sujeito Informacional: um estudo de práticas informacionais em ambiente organizacional
    • Anderson Luís Cambraia Itaborahy
    • Dra. Ivette Kafure Muñoz
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

Aluno (a): Anderson Luís Cambraia Itaborahy

Título: O Trabalhador do Conhecimento como Sujeito Informacional: um estudo de práticas informacionais em ambiente organizacional

Data: 19/08/2022

Horário: 09H00

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Dra. Ivette Kafure Muñoz (Presidente)

Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Dr. Carlos Alberto Ávila Araújo (UFMG)

Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/rkucPxTPvcHo

Resumo: Esta pesquisa investiga as práticas informacionais de grupos de trabalhadores do conhecimento no exercício de sua atividade no contexto de organizações formais, na iniciativa privada, no setor público ou no terceiro setor. Por trabalhadores do conhecimento entende-se, de forma geral, aqueles trabalhadores que têm na informação seu insumo e produto, que buscam informação e a processam como um fim em sim e não como meio de realizar alguma outra atividade. Essa categoria, bastante ampla e vagamente definida, compõe uma parcela crescente da força de trabalho, conforme a informação e o conhecimento passam a ter um papel mais relevante na sociedade em geral e nas organizações em particular. O estudo de práticas informacionais parte da perspectiva social ou interacionista da Ciência da Informação, que entende a informação como um produto social, resultado da influência recíproca entre o grupo e o indivíduo que, mais que um usuário, é um sujeito informacional, ou seja, alguém que age na sociedade e, ao agir, molda a visão de mundo do grupo, sua maneira de ser, seu habitus, ao mesmo tempo em que é moldado pelo mesmo grupo. Para o estudo dessas práticas, foi utilizado o método documentário, numa abordagem da pesquisa social reconstrutiva, buscando, por meio da análise de grupos de discussão e entrevistas narrativas reconstruir os elementos que orientam a formação das práticas informacionais no grupo. Ao longo da pesquisa, serão aprofundadas as visões sobre o trabalho do conhecimento, sobre as práticas informacionais e seu contexto nas ciências sociais e humanas, bem como a sociologia praxiológica do conhecimento, que dá base teórica ao método documentário. Nesta fase intermediária, trabalhou-se no desenho da abordagem de pesquisa e em seus instrumentos, que foram objeto de alguns testes até que se chegasse à forma de aplicação do método documentário. Pretende-se, até o final do projeto, aplicar a abordagem delineada a outros grupos que reúnam trabalhadores do conhecimento em vários arranjos de organização e diferentes atividades. A partir da comparação dessas aplicações, espera-se poder construir uma visão mais completa dos aspectos humanos e sociais desses trabalhadores e, além disso, oferecer um guia que oriente o estudo de práticas informacionais no contexto organizacional.

Palavras-Chave: Estudos de usuários. Práticas informacionais. Trabalhador do conhecimento. Sociologia praxiológica do conhecimento. Método documentário.