• 21, Março - 2019
    • Relatório de Dissertação de Mestrado
    • Arquivologia: um possível diálogo entre as vertentes clássica, moderna e contemporânea sobre seu objeto de estudo e princípios fundamentais
    • Alex de Oliveira Costa
    • Prof.ª Dra. Cynthia Roncaglio
    • Relatório de Dissertação de Mestrado

Aluno(a) Alex de Oliveira Costa

Data: 21/03/2019

Título: “Arquivologia: um possível diálogo entre as vertentes clássica, moderna e contemporânea sobre seu objeto de estudo e princípios fundamentais”

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado

Presidente: Prof.ª Dra. Cynthia Roncaglio

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Prof.ª Dra. Clarissa Schmidt, FCI, UFF

Membro Titular: Prof.ª Dra. Angelica Alves da Cunha Marques

Membro Suplente: Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa Sousa

Resumo: Os princípios e conceitos que norteiam a Arquivologia desde o século XIX parecem, pelo menos parcialmente, não serem mais suficientes para explicar e orientar a produção dos documentos arquivísticos contemporâneos. Portanto, o problema desta pesquisa está na compreensão de como esses princípios e conceitos estão sendo (re)interpretados, (des)construídos, (re)formulados, (re)visitados, ampliados, adaptados ou até negados pelas diferentes abordagens epistemológicas da área. A partir disso, esta dissertação tem por objeto de estudo o diálogo entre as vertentes clássica, moderna e contemporânea da Arquivologia a respeito do seu objeto de estudo e princípios fundamentais. Assim, busca-se analisar os argumentos e pressupostos apresentados por essas vertentes a partir de estudos histórico-conceituais que demonstrem as particularidades e as contribuições de cada uma. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza exploratória, na qual o método adotado foi o levantamento bibliográfico.

Palavras-chave: Arquivo; Arquivologia; Arquivística; Documento Arquivístico; Proveniência.