• 15, Março - 2019
    • Dissertação de Mestrado
    • Compartilhamento de dados de pesquisa em repositórios digitais : o cenário latino americano
    • Raquel Viana Ferreira
    • Prof. Emir José Suaiden
    • Relatório de Dissertação de Mestrado

Aluno(a): Raquel Viana Ferreira

Título: “Compartilhamento de dados de pesquisa em repositórios digitais : o cenário latino americano”

Data: 15 de março de 2019

Horário: 9 horas

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado

Presidente: Prof. Emir José Suaiden

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Patricia Rocha Bello Berlin

Membro Titular: Prof. Fernando César Lima Leite

Membro Suplente: Profa. Michelli Pereira da Costa

Resumo:

O sistema de comunicação científica passou por um processo de reestruturação a partir do momento em que a internet e outras ferramentas tecnológicas foram percebidas como veículos muito eficazes para a disseminação da informação. A partir dessa percepção, diferentes áreas do conhecimento ressignificaram seus canais preferenciais para a troca dos elementos e resultados de suas pesquisas em diferentes dimensões. As mudanças ocorridas nas trocas de resultados também foram alavancadas pelo movimento de Acesso Aberto, que tem como prerrogativa a livre circulação das descobertas científicas. A adoção desse modelo de circulação da informação científica transformou os repositórios em importantes elementos não só para a disseminação da informação, mas também dos componentes basilares para a sua formação, os dados científicos.

O compartilhamento de dados científicos em repositórios é adotado com diferentes níveis e particularidades em diferentes áreas do conhecimento, no entanto é comum que todos sigam os preceitos estabelecidos pelo movimento que lhes deram origem. Sendo assim, tão importante quanto mensurar quais são os elementos cruciais que caracterizam os caracterizam como pertencentes a esse movimento é estabelecer quais repositórios se encaixam nessa categoria e aferir suas particularidades. Neste contexto, esta pesquisa objetivou identificar as características e contribuições dos repositórios de dados de pesquisa científicas da América Latina para o desenvolvimento da ciência aberta. Para o alcance desse objetivo, foi realizado um estudo com metodologia mista e abordagem comparativa. Para a observação do comportamento dos repositórios foi utilizada uma lista de comparação baseada nos elementos essenciais do movimento de Acesso Aberto que foram traçados ao longo da revisão de literatura.

As preferências comportamentais dos repositórios quanto a sua organização e representação dos dados de pesquisa foram identificadas conforme a variação das áreas do conhecimento a qual pertencem. Os resultados que serão encontrados na presente pesquisa poderão sinalizar em qual grau os repositórios digitais de dados científicos corroborarão com o movimento de Acesso Aberto, no âmbito geográfico da América Latina.

Palavras-chave: Comunicação científica; Compartilhamento de dados; Acesso Aberto; Diferenças disciplinares Repositório de dados.