• 22, Dezembro - 2020
    • Qualificação de Tese de Doutorado
    • Um modelo de fluxo da informação científica para as áreas de informação no Brasil (2010-2019)
    • Henrique Denes Hilgenberg Fernandes
    • Dr. Jayme Leiro Vilan Filho
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

Aluno (a):  Henrique Denes Hilgenberg Fernandes

Título:   Um modelo de fluxo da informação científica para as áreas de informação no Brasil (2010-2019)

Data: 22/12/2020

Dr. Jayme Leiro Vilan Filho (Presidente)

Dr. Fábio Castro Gouveia(FIOCRUZ)

Dr. Fernando César Lima Leite

Dr. João de Melo Maricato (Suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/u09mLUaHq7LP

Resumo:  Essa pesquisa pretende definir um modelo viável para representar o fluxo da informação científica para as áreas de informação (Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação e Museologia) no Brasil. O modelo obtido deverá representar as áreas no cenário contemporâneo, descrevendo os sequenciamento cronológico das publicações e os volumes de publicação para cada tipo de documento considerado. A fonte de informações utilizada são os projetos de pesquisa registrados no Currículo Lattes no interstício compreendido entre 2010 e 2019. Os tipos documentais considerados serão resumos e trabalhos completos publicados em anais de eventos, artigos de periódicos, capítulos de livros, livros, dissertações e teses. Trata-se de um estudo preponderantemente descritivo, de natureza aplicada e fazendo uso de métodos mistos, com uma fase inicial quantitativa seguida por uma segunda fase qualitativa. Na fase quantitativa, será utilizada a bibliometria como método de pesquisa e os dados serão coletados da Plataforma Lattes utilizando o software scriptLattes. Por meio de uma amostra representativa, serão analisadas as publicações e orientações relacionadas aos projetos. Na fase qualitativa, uma pesquisa de levantamento utiliza como instrumento de coleta entrevistas estruturadas, cujas respostas serão tratadas por meio da análise de conteúdo. Foi realizada uma pesquisa piloto a partir de um fragmento da amostra e através da qual foi obtido um modelo provisório para o fluxo da informação científica nas áreas de informação no país e que demonstrou a possibilidade do atingimento dos objetivos do projeto. Espera-se que o modelo definitivo, obtido ao final da pesquisa proposta, seja capaz de representar os períodos, contatos a partir do início do projeto, em que tipicamente são publicados os documentos estudados. Também deverá representar quantitativamente a utilização desses veículos pelos pesquisadores das áreas, apontar a participação da pós-graduação nesses projetos de pesquisa e apontar os motivos que justifiquem a opção por publicar sob a forma de cada um desses tipos documentais. Desvios e variações observados nos estudos quantitativos da pesquisa piloto serão explorados na fase qualitativa do experimento e seus resultados poderão ser agregados ao modelo. Dessa forma, a pesquisa pretende descrever o atual panorama da comunicação científica das áreas de informação no Brasil, a partir de dados bibliométricos quantitativos, complementados por informações qualitativas, coletados de projetos de pesquisas recentes.

Palavras-Chave: Comunicação científica. Produção científica. Fluxo de informação científica. Ciência da Informação. Brasil.