• 07, Dezembro - 2020
    • Qualificação de Tese de Doutorado
    • O arquivo fotográfico de Mário de Andrade: a crítica genética das viagens etnográficas como percurso metodológico
    • Tânia Maria de Moura Pereira
    • Dr. André Porto Ancona Lopez
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

Aluno (a):  Tânia Maria de Moura Pereira

Título:   O arquivo fotográfico de Mário de Andrade: a crítica genética das viagens etnográficas como percurso metodológico

Data: 07/12/2020

Dr. André Porto Ancona Lopez (Presidente)

Dr. Marcos Antônio de Moraes (IEB/USP)

Dr. Maria Margaret Lopes

Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/r1hazuODt5V8.

Resumo:  Esta pesquisa considera o contexto histórico do início do século XX, quando começam os primeiros eventos do movimento modernista brasileiro, tendo como inquietação a necessidade de descrever a condição da informação em arquivos fotográficos. A tese apresentada é de que a crítica genética, associada aos fundamentos arquivísticos, constitui metodologia válida para a compreensão do processo de criação de acervos fotográficos, apesar do afastamento do contexto que originou o arquivo. O estudo visa identificar a condição da informação em arquivos fotográficos visando mapear aspectos internos e externos relacionados aos contextos formativos envolvidos. O objeto de estudo é o arquivo fotográfico de Mário de Andrade, relevante escritor brasileiro e estudioso da cultura nacional, considerando suas atividades como escritor e fotógrafo modernista, particularmente durante a realização do projeto por ele denominado viagens etnográficas (1927-1929). Para cumprimento dos objetivos específicos pretende-se mapear o acervo fotográfico do escritor com a finalidade de identificar os conjuntos documentais e relacionar a organização temática do acervo com a recuperação da informação. O referencial teórico envolve uma investigação sobe o estado da arte no campo da crítica genética, análises teóricas que diferenciam imagens e fotografias na perspectiva do conceito de arquivo. O percurso metodológico envolve a revisão do roteiro das viagens etnográficas realizadas pelo autor paulistano para compará-lo criticamente ao conjunto fotográfico produzido por ele, além de entrevista com a responsável pela organização do acervo originário. Evidenciam-se questões de gestão dos arquivos fotográficos que se inserem no paradoxo de tratar de arquivisticamente conjuntos de documentos pessoais e, consequentemente, as informações neles constantes, tanto na perspectiva da Ciência da Informação, quando para prospecção no campo da Foto documentação que discute a formação de distintos tipos de acervos fotográficos de diversas origens e usos.

Palavras-Chave: Arquivo fotográfico. Foto documentação. Mario de Andrade. Viagens etnográficas