• 24, Novembro - 2020
    • Qualificação de Tese de Doutorado
    • Usuários, Informação e Tecnologia: análise multidimensional em episódios de interação afetiva
    • Lena Lúcia de Moraes
    • Dra. Ivette Kafure Munoz
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

Aluno (a): Lena Lúcia de Moraes

Título: Usuários, Informação e Tecnologia: análise multidimensional em episódios de interação afetiva

Data: 24/11/2020

Dra. Ivette Kafure Munoz (Presidente)

Dr. Jorge Henrique Cabral Fernandes (Unb/CIC)

Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Dr. Murilo Bastos da Cunha  (Suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/AWriLdqHGAIW

Resumo: A informação é matéria prima de todas as áreas do conhecimento que a entende conforme sua forma de apropriação, teorização, dependente do estágio de desenvolvimento de teorias e práticas metodológicas. É insumo, a priori, fundamental para possível aquisição e geração de conhecimento, podendo beneficiar quem a busca e usa. Um sistema de Informação é constituído pela interação dinâmica de suas partes, tem como núcleo central a informação. Fenômenos e conceitos relacionados ao uso de sistemas de informações e tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm sido estudados desde os primórdios nas disciplinas de Ciência da Informação (CI) e Sistemas de Informação (SI). Nos últimos anos, um número crescente de estudos considera a dimensão afetiva da interação humana com as TICs. O afeto é um fator crítico nas decisões e comportamentos humanos em muitos contextos sociais. O afeto é concebido, principalmente pela Psicologia e Ciências Sociais, como um termo genérico (guarda-chuva) para um conjunto de conceitos mais específicos que incluem emoções, humor e sentimentos. O afeto é um aspecto fundamental do ser humano, desempenhando um papel integral na motivação humana, influenciando reflexos, percepções, cognição, julgamentos sociais e impactando vários comportamentos. Ancorado no conceito de informação de Buckland – três dimensões: Informação Como Coisa (I-C-O), Informação Como Processo (I-C-P) e Informação Como Conhecimento (I-C-C) – e na visão de que os sistemas de informação organizam dados (informação como coisa) e transformam dados em informações (informação como processo) para usuários (informação como conhecimento), esta tese investiga a interação dos usuários com os sistemas de informação em softwares e/ou aplicativos que são usados em diversos dispositivos, como computadores, celulares, Ipads etc. No estudo, a dimensão afetiva é considerada e o Modelo de Respostas Afetivas (MRA) é o principal referencial teórico dos conceitos afetivos e suas relações. A pergunta fundamental da pesquisa é: como projetar sistemas de informação que minimize as respostas afetivas negativas e maximize as respostas afetivas positivas dos usuários? O objetivo geral da pesquisa é examinar como minimizar as respostas afetivas negativas e maximar as respostas afetivas positivas dos usuários em episódios de interação com sistemas de informação. A metodologia adotada compreende na combinação da abordagem qualitativa com a abordagem quantitativa (método misto) de natureza exploratória e empírica. Na análise dos dados serão usados, além dos métodos e técnicas tradicionais da estatística descritiva e inferencial, métodos e técnicas de Ciência de Dados, como, análise de rede, análise de linguagem natural e análise de sentimento.

Palavras-chave: Usuários, sistemas de informação, afeto, respostas afetivas, análise multidimensional.