• 10, Dezembro - 2021
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO
    • Incidência do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores na formação continuada em serviço: estudo de caso
    • Maria Heldaiva Bezerra Pinheiro
    • Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque (Presidente)
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

Aluno (a): Maria Heldaiva Bezerra Pinheiro

Título: Incidência do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores na formação continuada em serviço: estudo de caso

Data: 13/12/2021

Horário: 09H30

Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque (Presidente)

Dra. Evelise Maria Labatut Portilho (PUC/PR)

Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Álvares

Dra. Ivette Kafure Munoz (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/ndNG5lpgvm0t

Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a incidência do metaletramento no comportamento informacional na formação continuada em serviço dos professores dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). A pesquisa surge com a reflexão sobre o momento em que vive a sociedade com o advento da internet, que se torna o principal meio de comunicação em diversos setores, a globalização e o consequente aumento exponencial e contínuo da informação. Nesse cenário surgem ainda os fenômenos das fake news, da desinformação e da pós-verdade, que impactam, sobremaneira, a vida das pessoas e as decisões a serem tomadas. Daí a necessidade de buscar meios de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo no indivíduo, principalmente no processo de aprendizagem. Para tanto, por meio da revisão de literatura, analisam-se os conceitos de letramento informacional (LI), metaletramento, metacognição, pensamento reflexivo e formação de professores. O metaletramento foi concebido como estratégia que amplia o LI ao reconhecer que o aprendiz é também consumidor, produtor e disseminador de informação em espaços colaborativos, com amplas competências, mediante a interação com outros letramentos e com tecnologias emergentes. A formação continuada de professores é realizada ao longo da carreira profissional no ambiente de trabalho do professor com a possibilidade de criação de espaços para reflexão e atualização da capacitação funcional. A abordagem metodológica desta investigação é empírica e mista com uso de técnicas quanti-qualitativas e a combinação de procedimentos com adoção do estudo de caso. A coleta de dados será feita com a técnica de grupo focal e a aplicação de questionário estruturado on-line. Os resultados serão analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para o entendimento do comportamento informacional, em específico para o entendimento se há incidência do metaletramento no comportamento informacional dos professores em sua formação continuada em serviço.

Palavras-Chave: Metacognição; metaletramento; comportamento informacional; Formação de professores; pensamento reflexivo.