• 29, Novembro - 2023
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO
    • Dos crimes ao museu: processos informacionais nas coleções de arte apreendidas pela Operação Lava Jato (2014-2023)
    • Wilton Borges de Sousa
    • Dr. Clovis Carvalho Britto
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

Aluno:Wilton Borges de Sousa

Título:Dos crimes ao museu: processos informacionais nas coleções de arte apreendidas pela Operação Lava Jato (2014-2023)

Horário e data: 29/11/2023 (quarta-feira) às 14:00

Composição da banca:

• Dr. Clovis Carvalho Britto (presidente – PPGCINF/UnB)

• Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes (Membro interno – PPGCINF/UnB)

• Dra. Andréa Fernandes Considera (Membro externo ao PPGCINF - UnB)

• Dra. Marijara Souza Queiroz (suplente / UnB)

Local da realização da banca: Sala 213 FCI/UnB.

Resumo:O trabalho investiga os processos informacionais nas coleções de arte apreendidas em dez das fases da denominada “Operação Lava Jato”, no período compreendido entre 2014 e 2023. Analisa, em um primeiro momento, as relações possíveis entre Artes Visuais, Ciência da Informação, Museologia e Direito, com destaque para algumas experiências de musealização de coleções de arte apreendidas em operações policiais tendo instituições museológicas como fiel depositário. Em seguida é contextualizada a Operação Lava Jato e todas as fases em que ocorreram apreensões de obras de arte, a partir da análise dos processos e matérias de jornal, o que possibilitou evidenciar as obras e artistas que compõem a coleção, atualmente sob custódia do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, no Paraná. O trabalho resultou de uma metodologia qualitativa pautada em pesquisa exploratória, com revisão de literatura e análise documental que mobilizou uma ampla gama de documentos extraídos das mais diversas fontes (documentos judiciais de acesso público, documentos administrativos, notícias e matérias jornalísticas, dentre outros). Para tanto, selecionou como estudo de caso os processos informacionais em torno da coleção de obras de arte apreendidas na Operação Lava Jato, desde sua apreensão, a produção de laudos periciais até os desafios atuais de sua musealização no Museu Oscar Niemeyer.

Palavras-Chave:Coleções de arte; Obras apreendidas; Operação Lava Jato; Museu Oscar Niemeyer; processos informacionais.