• 28, Novembro - 2023
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
    • Sistemas de museus e ações de informação: organização, (des) articulação e desafios do Sistema de Museus do Distrito Federal
    • Amanda Costa Soares
    • Clovis de Carvalho Britto
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluna:Amanda Costa Soares

Título:Sistemas de museus e ações de informação: organização, (des) articulação e desafios do Sistema de Museus do Distrito Federal

Horário e data: 28/11/2023  às 14h00.

Composição da banca:

• Clovis de Carvalho Britto – Presidente (PPGCINF/UnB)
      • Ana Lúcia de Abreu Gomes – Membro interno (PPGCINF/UnB)
      • Simone Flores Monteiro – Membro externo (PUCRS)
      • Deborah Silva Santos – Suplente (UnB)

Local da realização da banca: https://join.skype.com/oBjNpSXKtEfW

Resumo:O trabalho investiga as ações de informação em diálogo com a articulação em redes e sistemas de museus, entendendo as políticas museais no Brasil na perspectiva de governança em rede e as implicações no Sistema de Museus no Distrito Federal. O Sistema de Museus do Distrito Federal, criado inicialmente em 1990 e restabelecido em 2012, consiste em estudo de caso com ênfase em suas ações de informação e na compreensão de sua organização, (des) articulação e desafios para sua continuidade. A pesquisa de metodologia qualitativa foi pautada em revisão bibliográfica como aporte teórico sobre políticas públicas para museus, gestão de museus, redes e sistemas de museus e políticas de informação; análise documental realizada por meio da consulta ao arquivo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e em documentação do acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, especificamente documentos da Fundação Nacional Pró-Memória do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O intuito foi compreender as ações de informação e os motivos que contribuíram para a descontinuidade.

Palavras-Chave:Ciência da Informação; Ações de Informação; Política Nacional de Museus; Sistemas de Museus; Sistemas de Museus do Distrito Federal.