• 08, Dezembro - 2023

Aluna:Jéssica Bilac Gaspareto

Horário e data: 08/12/2023 às 15:00

Composição da banca:

• Dr.  Marcio de Carvalho Victorino (Presidente – PPGCINF/UnB)

• Dr. Dalton Lopes Martins (Membro interno – PPGCINF/UnB)

• Dra. Daniela Lucas da Silva Lemos (Membro externo ao PPGCINF - UFES)

• Dr. Fernando César Lima Leite (suplente / UnB)

Local da realização da banca (híbrida): sala 213 e skype: https://join.skype.com/ejc2m0BBEpdx

Resumo:Este trabalho tem como principal propósito analisar a dinâmica da comunicação e colaboração científica entre os programas de pós-graduação em Ciência da Informação das Universidades Federais Brasileiras, buscando integrar diversas fontes de dados relacionadas à produção científica dos pesquisadores nesses programas. A pesquisa adota uma abordagem metodológica quantitativa, fazendo uso de técnicas estatísticas para mensurar os fenômenos de colaboração e comunicação científica entre os docentes desses programas. Para atingir esse objetivo, é essencial avaliar o intercâmbio de conhecimento, as parcerias acadêmicas e as redes de colaboração estabelecidas. Os dados coletados são devidamente armazenados em um banco de dados relacional, criado por meio da linguagem SQL, permitindo a organização, manipulação e limpeza eficaz das informações para análise. Este estudo visa contribuir significativamente para uma compreensão mais aprofundada dos padrões de colaboração e comunicação científica no contexto da Ciência da Informação, fornecendo insights valiosos para o aprimoramento contínuo desta área de conhecimento e incentivando a cooperação acadêmica entre as instituições de ensino superior brasileiras.

Palavras-Chave: Comunicação Científica. Ciência de Dados. Colaboração Científica. Comunidade Científica. Organização da Informação. Dados Abertos.