• 18, Julio - 2019
    • Relatório Intermediário de Mestrado
    • Análise comparativa entre as legislações brasileira, canadense e espanhola aplicadas à digitalização de documentos arquivísticos
    • Marisa Vieira Leite da Silva
    • Eliane Braga de Oliveira
    • Relatório Intermediário de Mestrado

Aluno: Marisa Vieira Leite da Silva, matrícula.

Data: 18/07/2019

Título: Análise comparativa entre as legislações brasileira, canadense e espanhola aplicadas à digitalização de documentos arquivísticos.

Presidente: Eliane Braga de Oliveira

Membro Titular Interno ao PPGCINF: Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Membro Titular: Thiago Henrique Bragato Barros

Membro Suplente: Ana Lúcia Abreu

Resumo: Este estudo analisa comparativamente as legislações brasileira, canadense e espanhola no que concerne à digitalização de documentos de arquivo, de maneira a identificar possíveis lacunas quanto à observância do princípio da proveniência e recomendações arquivísticas para o processo de digitalização de documentos. Para isso, pretende examinar a natureza do documento arquivístico digitalizado, sistematizar as recomendações arquivísticas para a digitalização de documentos na literatura da área, e identificar, nas leis e normas analisadas, possíveis relações estabelecidas entre o princípio da Proveniência e o documento digitalizado, bem como a observância às recomendações arquivísticas.  A revisão bibliográfica e o referencial teórico conduzirão a uma reflexão sobre a natureza e o conceito do documento digitalizado. Espera-se que a análise comparativa entre os normativos indique similaridades, diferenças e possíveis hiatos, e contribua para fortalecer as discussões acadêmicas sobre o tema.

Palavras-chave: Arquivologia. Digitalização. Legislação. Brasil. Canadá. Espanha.